Notícias

Postado em 05 de Setembro às 11h34

Curso Teórico-Prático de Capacitação de Analista de Sementes

ADV Sementes Renovação A Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes - ABRATES e a Universidade Federal de Lavras – UFLA promovem a 12ª edição do Curso Teórico-Prático...
A Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes - ABRATES e a Universidade Federal de Lavras – UFLA promovem a 12ª edição do Curso Teórico-Prático de Capacitação de Analista de Sementes, de 17 a 21 de Setembro.
 A avaliação da qualidade da semente é essencial, tanto no processo produtivo, como durante o armazenamento, até que o produto chegue ao consumidor final. "O analista de sementes assume uma importância cada vez maior dentro desse contexto, e se depara com desafios cada vez mais frequentes, em termos de conhecimento e formação, sendo um profissional ciente da biologia e da estrutura física e química da semente, ciente dos princípios e métodos científicos, bem como ter muita aptidão, competência e desenvoltura para observar detalhes que poderão ser fundamentais na decisão sobre o descarte ou aproveitamento de lotes de sementes", explica o presidente da ABRATES e pesquisador da Embrapa Soja, Francisco Krzyzanowski.
 Essencial no mercado de trabalho
A capacitação de analistas de sementes é essencial dentro de um sistema de controle da qualidade na indústria de sementes, tanto pela necessidade de padronização de resultados pelos diversos laboratórios, como pela confiabilidade nos testes e determinações realizados.
 O Curso é direcionado aos profissionais da indústria brasileira de sementes e conta com o apoio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o objetivo de capacitar e certificar pela UFLA e ABRATES, profissionais para avaliação da qualidade de sementes de grandes culturas - milho, soja algodão e girassol - de acordo com as Regras para Análises de Sementes (Brasil, 2009). Para participar, é necessário ter nível médio de escolaridade (2º. grau). 
 Corpo docente e inscrição
Nesta edição, as aulas teóricas e práticas serão ministradas pelos professores/pesquisadores: Dra. Maria Laene Carvalho, Dr. Renato Guimarães, Dr. João Almir Oliveira, Dra. Myriam Alvisi e Dra. Dayliane B. de Andrade. Os participantes recebem um Manual do Analista de Sementes com a legislação atual, conceitos básicos, dicas e ilustrações. Para se inscrever basta acessar o site da ABRATES.

Veja também

PANORAMA DA FERRUGEM ASIÁTICA NA SAFRA 2017/18 E PRECAUÇÕES PARA A PRÓXIMA SAFRA05/09 Ayrton Berger Neto, Engenheiro Agrônomo, Mestre e Coordenador da Estação Experimental de Ituverava da UPL A cultura da soja foi responsável por estar presente em 57% da área destinada a produção de grãos no país, totalizando 35,1 milhões de hectares cultivados na safra 2017/18, constituindo-se como a mais importante cultura para a agricultura......
USO DE SEMENTES PIRATAS – UM RISCO PARA A AGRICULTURA NACIONAL14/09 Os avanços genéticos - resultados de anos de pesquisa e testes - são levados ao campo diretamente pela semente. ABRATES alerta para os prejuízos que a prática representa para agricultores e para a sociedade. Os......

Voltar para Notícias